Projeto Natal e Parnamirim Field entrega atrativo turístico da Segunda Guerra Mundial

Tempo de leitura: 3 minutos

natal e parnamirim fields

O Natal & Parnamirim Field é o mais novo atrativo turístico do Rio Grande do Norte. Vamos conhecer mais sobre esse atrativo?

Que o Rio Grande do Norte teve um papel relevante, e até mesmo decisivo, para a vitória dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, não restam dúvidas. Que Parnamirim abrigou a primeira base aérea dos Estados Unidos fora do território norte-americano, os livros de história dão conta muito bem. Que a presença de milhares de soldados americanos no cotidiano de Natal mudou a cultura e os costumes da cidade, a população bem sabe. No entanto, nenhum desses argumentos foi relevante para o Rio Grande do Norte ter um roteiro turístico para explorar esse fato histórico.

BAIXE O APP EASY TOUR BRASIL PARA FAZER ESSE ROTEIRO DE GRAÇA

O Sebrae no Rio Grande do Norte, entretanto, pretende virar essa página e abrir caminho para a implantação de uma nova rota turística no estado a partir de 9 de outubro de 2019, quando a instituição vai lançar o projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra.

CONTEXTO HISTÓRICO DO NATAL E PARNAMIRIM FIELD NA SEGUNDA GUERRA

A posição estratégica de Natal para a aviação mundial foi evidenciada já a partir dos anos 1920 e no final da década de 1930, as Forças Armadas Norte Americanas, consideravam a cidade de Natal como de vital importância para a defesa do Continente Americano. A capital potiguar está localizada de maneira a facilitar e baratear os deslocamentos para África e Europa. Por essa razão, foi chamada por muitos de “a encruzilhada do mundo”.

Mas foi a partir de 7 de dezembro de 1941, com o ataque japonês a Pearl Harbor que a localização privilegiada de Natal atraiu de vez o interesse dos americanos. Getúlio Vargas negociou habilmente com o presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Em 1943, os dois presidentes se reuniram em Natal e acertaram a parceria que incluía também a entrada do Brasil na guerra lutando ao lado dos aliados.

A partir de então, a presença militar americana em Natal se tornou intensa. Parnamirim Field era, na década de 1940, uma das maiores bases aéreas americanas em território estrangeiro. Ao fim da guerra, o fato rendeu à capital potiguar o apelido de “Trampolim da Vitória”.

Conheça outros roteiros no RN clicando aqui.

Diversificação de atrativos turísticos em Natal e região

O projeto Natal & Parnamirim Field já vinha sendo trabalhado há cerca de dois anos e, atualmente, faz parte das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Um dos objetivos do programa é diversificar a oferta turística que vá além do turismo de mar. Por isso, o projeto tomou a participação do RN na Grande Guerra como forma de atrair turistas ao estimular entre o trade turísticos e entes governamentais a criação bem estruturada de um roteiro turístico histórico e cultural em volta da temática.

Além do portal, o projeto também prevê a publicação de uma websérie de dez vídeos, envolvendo a relação entre o Rio Grande do Norte e a II Guerra Mundial. O primeiro já será apresentado no momento do lançamento do projeto, que terá inclusive a participação do cônsul dos Estados Unidos em Recife (PE), John Barrett.

Veja o primeiro vídeo da websérie aqui:

Depois conta pra gente o que achou do projeto O projeto Natal & Parnamirim Field. Deixe seu comentário e até o próximo roteiro.

Viva experiências únicas planejando seu próprio roteiro

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossos novos roteiro!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *