Descubra Araruna, uma Cidade Histórica no interior da Paraíba

Tempo de leitura: 4 minutos

O município de Araruna é um dos mais antigos do estado da Paraíba, obteve sua fundação no ano de 1876, porém sua historia é bem anterior a isto. Notadamente a presença dos primeiros habitantes, os indígenas, cujos quais deriva a palavra que denomina o município, Araruna, proveniente da língua tupi A’rara una, que significa arara escura.

No território do município é possível encontrar os registros dos antepassados, através de inscrições rupestres de milhares de anos, espalhados em diversas áreas. Há registros das ocupações do homem branco em documentações sobre a Serra d’Araruna desde 1777, nos anos subsequentes a povoação foi tomando forma após a ereção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, após promessa atribuída a Feliciano Soares do Nascimento, entre 1830 e 1845.

A cidade possui grandes construções de relevância arquitetônica e artística, são igrejas, capelas e casarões que foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP).

Modo de percurso: Carro

Início: Igreja de Santo Antônio

Término: Fazenda Maquiné

Duração estimada: 02:40:00

Como fazer este roteiro? Através do Aplicativo Easy Tour Brasil.

Dica de transporte público: Acesse o CittaMobi para informações precisas, em tempo real, de previsão de chegada/saída.

1. Igreja de Santo Antônio

Araruna Paraíba

Descrição: Marco inicial da fundação de Araruna, a antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, representa por si só um patrimônio de inestimável valor histórico e estético, com seu estilo arquitetônico barroco rural religioso do século XIX. Sendo o marco inicial da povoação da futura vila de Araruna.

Na primeira metade do século XIX, conta-se que o Senhor Feliciano Soares do Nascimento, vindo de Jacu dos Órfãos no Rio Grande do Norte, fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição para que o curasse de uma doença, onde sendo concedida a graça ergueria uma capela no alto da Serra d’Araruna em sua homenagem, tarefa difícil devido ao isolamento do local a época.

Com a construção da nova matriz em 1876, esta igreja passou a ser dedicada a Santo Antônio. O prédio foi restaurado através do Decreto nº 20.472, de julho de 1999, do Governo da Paraíba, declarando o Tombamento da Igreja de Santo Antonio, patrimônio do povo de Araruna e da Paraíba.

Atividade: Visitação e contemplação

Duração: 00:35:00

2. Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Descrição: A Matriz de N. S. da Conceição, encontra-se localizada no sítio histórico do município de Araruna – PB, na rua Semeão Leal, nº 122, ao lado da Praça João Pessoa, cerca de 250 metros da antiga Capela de Santo Antonio, sentido sul-norte, por toda sua imponência destaca-se no aglomerado urbano da cidade, e por sua centralidade se torna por muitas vezes ponto de referencia, sendo forte definidora de espaçamento geográfico e urbano. A construção da Matriz iniciou em 1876, sendo inaugurada somente no ano de 1900, na virada do século. No ano de 1999 esta matriz foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP), e em 2001 foi elevada a categoria de Santuário.

Atividade: Visitação e contemplação

Duração: 00:45:00

3. Mercado Cultural

Descrição: Na primeira década do século XX, foi erguido o primeiro mercado público de Araruna, idealizado pela família Targino, grupo influente politicamente no município, capitaneada pelos irmãos Pedro Targino Pereira da Costa (Major Pedro Targino) e Targino Pereira da Costa (Coronel Gino), além da participação do engenheiro José Amâncio Ramalho. Atualmente o prédio abriga equipamentos culturais como o Museu Municipal José Amâncio Ramalho, a sede da Banda Filarmônica 12 de Agosto, a Biblioteca Pereira da Silva, uma sala de artesanato, entre outros. Em 1999, o antigo mercado recebeu tombamento do Governo Estadual, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP).

Atividade: Visitação e Contemplação

Duração: 00:40:00

4. Fazenda Maquiné

Descrição: O antigo engenho Maquiné representa um belo conjunto histórico e arquitetônico, constituído pela casa-grande, capela, armazém, senzala e casa dos moradores. Distante a poucos quilômetros (2), da sede da cidade de Araruna, encontramos um lugar bucólico, de paisagens naturais bonitas e uma riqueza cultural surpreendente, nos referimos a Fazenda Maquiné, um verdadeiro tesouro de riqueza histórica do município. A capela foi edificado por Francisco Targino da Costa em 1897, que tem como santos padroeiros Nossa Senhora do Bom Socorro e São Francisco de Assis.

Atividade: Visitação e contemplação

Duração: 00:40:00

Viva experiências únicas planejando seu próprio roteiro

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossos novos roteiro!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *