Conhceça a Tribo Indigena Catu no RN

Tempo de leitura: 2 minutos

Viva a experiência única de conhecer uma tribo indígena.

No Catu, encontra-se um vale belíssimo com matas e todo tipo de caça que os residentes precisavam. Há um rio na comunidade, o qual atualmente se denomina Rio Catu. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA, 2008), as trilhas que fazem parte da mata detêm a vegetação como um dos atrativos turísticos, podendo explorar conhecimentos de diferentes áreas como a geografia, história e biologia.

A floresta é constituída pela vegetação subtropicais perenifólias e subperenifólias, onde as arvores sempre se conservam verde durante todo o ano, com folhas largas e troncos delgados. A gastronomia da comunidade além de possuir um sabor próprio e característico da cultura indígena, tem como grande atrativo o processo de preparo de algumas comidas, como por exemplo, o preparo do beiju, comida feita à base de mandioca. Tem-se uma espécie de bolo que é preparado com mandioca mole (colocada de molho em uma cacimba), coco fresco e assado em uma pedra de barro. A calambica também é uma das comidas mais tradicionais. O prato é feito com batatada doce e leite de coco

Modo de percurso: A pé

Início: Tribo Potiguara

Término: Olho do Katu

Duração estimada: 04:30:00

Como fazer este roteiro? Para vivenciar toda a experiência da Comunidade Indígena Catu, deve-se fazer o agendamento da visita com o Sr. Vandré através do número +55 84 9117-9663.

Dica de transporte público: Acesse o CittaMobi para informações precisas, em tempo real, de previsão de chegada/saída.


1. Tribo Potiguara

Descrição: O Toré é uma dança típica da região, geralmente é feita em noites de lua cheia, onde são realizados cantos e danças para celebração e agradecimento aos seus deuses.

Atividade: Visitação

Duração: 00:30

IFRN

2. Trilha ecológica

Descrição: As trilhas na mata consistiam em um caminho para a coleta de frutos, e ainda hoje durante a caminhada, é possível contemplar exposições de conhecimento sobre frutos e tipos de plantas encontradas. A menor trilha contém 1,84 km com um trajeto bom em determinados períodos do ano e fácil locomoção.

Atividade: Visitação / Banho

Duração: 01:00

IFRN

3. Lagoa da Mãe D’água

Descrição: Comunidade Indígena Catu

Atividade: Visitação

Duração: 01:00

IFRN

4. Olho do Katu

Descrição: Comunidade Indígena Catu

Atividade: Visitação / Banho

Duração: 02:00

IFRN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *